Serviços
A Terapia Regressiva Vivencial possui algumas etapas.
Sessão Introdutória: pela qual o terapeuta identifica a queixa do paciente e analisa se há ou não indicação à psicoterapia de regressão.
Anamnese: coleta de informações mediante um roteiro sistematizado de perguntas sobre a gestação, nascimento, infância, adolescência e idade adulta, identificando em que situações as crenças centrais se originaram e como foram mantidas ao longo dos anos.
Sessão Reestruturativa Vivencial (Regressão): após relaxamento físico e mental o paciente é levado a um Estado Ampliado de Consciência, onde vivencia um evento emocionalmente impactante relacionado à sua queixa. São identificados os pensamentos, emoções, sentimentos, sensações e comportamentos registrados no momento mais significativo para o paciente, que, em seguida, avalia-os e responde adaptativamente, desenvolvendo a reestruturação cognitiva das crenças decorrentes do episódio resgatado.
Sessão Integrativa: são avaliados os conteúdos experimentados na regressão, a redecisão cognitiva elaborada e sua aplicação diária a nível comportamental. A sessão de regressão e a sessão integrativa são intercaladas até a desarticulação do comportamento disfuncional, por conseqüência do desenvolvimento e fortalecimento dos novos comportamentos mais saudáveis e adaptativos às circunstâncias atuais.
Indicações
-
A terapia de regressão é indicada nos distúrbios psíquicos - neuroses em geral e suas manifestações.
-
Distúrbios Psicossomáticos - quase todos podem ser tratados pela regressão.
-
Distúrbios Orgânicos - apenas aqueles cujas causas e tratamento não foram possíveis à Medicina. A terapia de regressão não dispensa tratamentos médicos quando necessário.
-
Distúrbios de Relacionamento-Interpessoal.